Somos apaixonados por inovação, para nós quase tudo pode ser colocado em um Container, menos nossa criatividade. Acreditamos que compartilhar é a melhor forma de aprender, o conhecimento não deve ser aprisionado e sim distribuído, para que todos possamos aprender a cada dia mais e mais.

Quem compartilha no Mundo Docker?

Cristhian Bicca

Cristhian Bicca

Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em Cloud Computing e Conteinerização, desenvolve todo dia uma nova maneira de resolver problemas e criar coisas novas.

Linkedin


Cristiano Diedrich

Cristiano Diedrich

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.

Linkedin

Quer trocar uma ideia com nós? É simples, mande e-mail para: [email protected]

  • Paulo

    Achei top o site, bem intuitivo sem enrolação indo direto no ponto.

  • Obrigado Paulo! Precisamos tanto de Feedbacks positivos quanto negativos, com isso conseguimos criar e divulgar o melhor conteúdo sobre Docker possível! Grande abraço.

  • Já ouviram falar desse planet? Cadastra o site de vocês lá! http://devops-br.org/

  • Oi Gomex! Valeu pela dica, vamos cadastrar sim! 😉

  • 😉 Vlw Gomex!!

  • Wellington Oliveira dos Santos

    estava vendo um pdf e achei bem interessante sobre segurança no docker, vocês podiam falar sobre esse assunto, caso estejam interessados o pdf é esse https://gallery.mailchimp.com/979c70339150d05eec1531104/files/Docker_Security_Red_Hat.pdf

  • Oi Wellington, obrigado por compartilhar o conteúdo, com certeza vamos postar sobre esse assunto 😉

  • augustoojj

    Olá acompanho os Posts a um tempo todos me ajudaram muito, mas ainda me resta uma duvida que nao foi esclarecida. Como configurar endereçamento IP nos containers ?

    Se poderem ajudar, desde já agradeço !

  • Oi Augusto, depende da sua necessidade, mas normalmente você não expõe o container diretamente, ou seja, não deveria setar um ip publico nele, o que geralmente ocorre é você utilizar algum proxy na frente para tratar as requisições, ou acessar o serviço diretamente pelo ipdoservidor:portamapeada para o container (ficou claro?).
    É possível setar um ip publico por container? Sim, e bem facil de se fazer, você pode usar o pipework (https://github.com/jpetazzo/pipework) ou colocar ip diretamente dentro do container via utilitário linux..
    Obrigado pela pergunta e vamos conversando. Se quiser pode nos enviar e-mail.

  • Diego Moura

    Fala Rapaziada,
    Eu estou com uma pequena dúvida sobre como lexpor meus containers. Eu preciso subir 2 serviços e optei por utilizar o docker para não ter que ter um servidor para cada serviço mas esbarrei no problema do endereçamento de IP.
    Eu preciso que os clientes e aplicações consigam acessar esses serviços através do https na porta 9443. Qual seria a melhor forma de fazer? Podem me dar uma luz? Grande Abraço e Parabéns pelo trabalho de vocês!

  • Oi Diego, blz?
    O mais comum neste caso é utilizar um proxy na frente, por experiência o haproxy se sai melhor nisso (por questões de otimização de recursos, uma imagem do haproxy é super enxuta e muito leve). O que você pode fazer é um subir um container haproxy ouvindo na porta que tu quer e tratando as requisições para os containers corretos. Caso você tenha mais um host, você pode criar um rede overlay (docker 1.9) ou utilizar o weave para comunicar todos os containers, caso seja standalone dai não precisa.
    Você aponta endereços diferentes para cada container? Por exemplo: app1.domain.com -> Container1, app2.domain.com -> Container2 ?
    Podemos te ajudar nessa, vamos nos falando. Se quiser, pode postar no forum e mais alguém pode dar outras ideias 😉
    Abraço!

  • Diego Moura

    Muito Obrigado pela resposta =) A gente pode se falar por email? ou qual seria a melhor forma pra no comunicarmos? Quando eu terminar a configuração eu queria pode contribuir de alguma forma… talvez escrevendo um tutorial de como resolvemos o problema do meu ambiente e tal..

  • Oi Diego, claro que pode contribuir! pode mandar por e-mail: [email protected] e vamos conversando sobre o que tu tiver de dificuldade 😉

  • Utilizem o google +

  • Sergio Evangelista

    Bom dia, tenho uma duvida e queria pedir ajudar, gostaria de instalar o Magento no servidor da minha empresa, porem o MySql instalado no servidor é o 5.5 (sem a possibilidade de atualizar) existe a possibilidade de criar um Docker do MySql 5.7 ou MariaDB e deixar o Magento dependente dele ao invés do servidor? Obrigado desde já.

  • Oi Sergio,
    Claro, isso é bem simples, você poderia subir um container utilizando uma imagem do MySQL ou MariaDB (ou você mesmo montar sua), você só não pode esquecer de mapear a porta de acesso, por exemplo a 3306, veja:
    docker run -d -p 3306:3306 mysql
    Isso criará um container de mysql, mapeando a porta do host para o container, com isso basta você importar seu banco e apontar o magento para o novo servidor.
    Lembrando, isso é um cenário simplório mas funcional, você deve ter outros cuidados aqui, principalmente com o volume onde estará o banco dados, como já mencionamos: 1 container, 1 serviço, você não deve manter nesse container dados que precisam ser persistidos.

    Vamos conversando, abraço!

  • pessoal sei que nao é o devido local, mais da uma olhada na parte de /wp-includes pois tem expliots para essa vunerabilidades! a do sites esta “exposta”

  • Irmãos, o site de vocês é sensacional. Estou imergindo no mundo dos Containers e realmente impressiona o material disponibilizado por vocês.

    O que sinto falta é sobre as boas práticas… E ainda migração de “ambientes comuns com VM ” para ambientes com Docker.

    Exemplo: Se tenho dois servidores linux rodando tomcat cada um com umas 4 ou 5 aplicações, caso eu queira levar para um Cluster Docker como deveria se feito o mapeamento? Load Balancer, Persistencia dos Dados e por aí vai… Se pudessem compartilhar as suas experiências e algumas recomendações seria animal.

    Por enquanto, obrigado e parabéns pelo material disponibilizado.

    Abraço.

  • Opa, tudo tranquilo irmão?

    É ótimo termos esses tipos de feedbacks, nos motiva cada vez mais a fazer conteúdo para o pessoal.

    Obrigado pelas dicas e certamente vamos trazer mais esse tipo de conteúdo.

    Obrigado e abraço!