Oi Pessoal,

Depois de um tempo nas postagens, hoje vamos iniciar os trabalhos aqui no http://www.mundodocker.com.br, trazendo para vocês uma das soluções que o Docker disponibilizou (ainda em fase beta) e que veio como resultado da aquisição da Tutum, que é o Docker Universal Control Plane. Entenda um pouco mais sobre as suas funcionalidades e objetivos neste primeiro post.

O Docker UCP, assim como algumas ferramentas que já apresentamos aqui (vide Rancher) é uma alternativa de painel para administração de sua infraestrutura de Docker, seja ela local ou na nuvem, a diferença entre essas ferramentas é basicamente a empresa que presta suporte e mantem a ferramenta, no caso da UCP a própria Docker. Em questão de funcionalidades tanto Rancher quanto UCP são bem parecidas, com a diferença novamente de que a UCP é 100% compatível com o Docker e suas ferramentas nativas, como por exemplo a Docker Swarm e Compose. Veja abaixo uma listagem das funcionalidades e benefícios da Docker UCP:

Solução voltada para empresas:

Um dos recursos que existe no UCP é a opção de integrar o método de autenticação em seu LDAP ou AD, isso é muito mais seguro e claro ajuda na organização e delegação de funções dentro do painel.

Gerenciamento nativo de seu ambiente Docker:

Como mencionei acima, o Docker UCP é desenvolvido pela própria Docker, isso garante 100% de compatibilidade entre todas as ferramentas que a Docker já disponibiliza e este painel, e claro, torna mais fácil a integração entre as diferentes ferramentas.

Administração simplificada:

Você pode gerenciar desde containers individuais até aplicações mais complexas que utilizam o Docker Compose, você pode de forma fácil criar um conjunto de rede ou volume e associar a sua aplicação/container apenas via interface web, sem a necessidade de acessar os servidores.

Resultado mais rápido:

O UCP permite você gerenciar e otimizar seu deploy de aplicação, você pode configurar todo seu ambiente, incluindo repositório de imagens e servidores em poucos cliques, isso é muito mais prático do que ficar configurando o ambiente via linha de comando e claro gera retorno muito mais rápido, o que no mundo DevOps isso é imprescindível.

 Agilidade e Controle:

Crie, gerencie e faça deploy de qualquer aplicação, em qualquer lugar, quando quiser, escale, distribua e altere quando for necessário sem perder o controle, esse é um dos pontos fundamentais do UCP, e uma das vantagens mais interessantes para os times de desenvolvimento e infra estrutura.

Escalável e disponível:

O Docker UCP foi desenhado e desenvolvido para ser altamente disponível e para que você possa escalar de forma fácil e rápida, para isso ele utiliza como engine de clusterização o Docker Swarm, que como já explicado aqui no blog, é extremamente leve e fácil de se administrar. Para garantir uma maior disponibilidade o Docker UCP pode ser integrado com algum serviço de entrega de chave-valor, como Consul, Etcd, dentre outros, isso na verdade é uma das premissas para se ter o Docker UCP rodando em seu ambiente, pois apenas utilizando um desses serviços é que se garante a disponibilidade da ferramenta.

Fique atento, em breve postaremos mais alguns posts sobre essa ferramenta, e quem sabe um vídeo ;).

Gostou? Nos ajude divulgando o blog, abraço!

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.
  • Caio Barbosa

    A equipe Mundo Docker não tem interesse em publicar o conteúdo também em ingles?