Olá Pessoal!

A Microsoft acaba de lançar o Windows Server 2016 Preview, que trará consigo o Docker Engine nativo, isso mesmo, a mesma engine utilizada dentro de distribuições Linux estará disponível no Windows Server. Quais benefícios isso trás?

 Flexibilização da infraestrutura, da mesma forma que no Linux, não será necessário instanciar uma VM ou máquina física para realizar deploy de uma aplicação.

Mais ferramentas para desenvolvedores, já existe um plugin para o Visual Studio, onde você poderá desenvolver sua aplicação e publica-la automaticamente dentro de um container, deu build foi pro ar!

Claro, isso não foi um trabalho fácil, houve um grande esforço por parte da Microsoft para que fosse possível integrar o Docker Engine ao Kernel do Windows e mesmo assim há algumas limitações, como por exemplo:  Não será possível, pelo menos não na versão preview, o uso de container Linux dentro Windows Server 2016, isso claro por motivos óbvios, pois o Kernel do host é bastante diferente do Kernel do container. Claro para testes ele pode ser utilizado sem problema.

OK, mas como ficou a arquitetura?

Bem parecido com o Docker no Linux, a Microsoft adicionou ao Kernel do Windows alguns recursos que possibilitam criar um ambiente isolado a nível de userspace, e uso limitado de recursos, na imagem abaixo podemos ter uma ideia de como ficou:

windows_docker

Fiquem atentos, nos próximos posts vamos colocar na prática o Docker no Windows Server 2016, continuem nos acompanhando aqui no blog, facebook ou nosso canal no youtube.

Referência:

https://blog.docker.com/2015/08/tp-docker-engine-windows-server-2016/

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.
  • Diogo Alves Cavalcante

    Parabéns pelo trabalho! O canal é muito bom! Uma das minhas principais fontes de aprendizado de Docker/Container!

  • Obrigado Diogo, esse ano teremos muito mais tanto no blog quanto no canal. Abraço