Oi pessoal!

Hoje o intuito é mostrar para vocês como instalar e utilizar o Docker for Windows no Windows 10 com apenas alguns cliques, com a ajuda do nosso amigo da Umbler, o Leo, estamos disponibilizando um vídeo com o passo-a-passo que deve ser seguido. Antes veja alguns requisitos que você precisa atender:

  1. Você deve ter o suporte a virtualização habilitado em seu computador;
  2. Seu Windows deve ser 64bits versão 1607 e build: 14393.0;
  3. Você deve habilitar o recurso do hyper-v;
  4. Baixe o Docker for Windows pelo link.

Basta você habilitar na Bios de seu computador o recurso de virtualização, para isso será necessário reiniciar seu computador. Em seguida habilite o recurso do hyper-v através do adicionar recursos do Windows (Painel de controle – programas – recursos do Windows). Execute o arquivo que você baixou lá do site do Docker e siga as instruções que aparecerem, logo em seguida aparecerá para você uma mensagem no canto inferior direito informando que o Docker está sendo iniciado, aguarde até a mensagem sair e pronto, o Docker estará instalado e configurado em seu computador.

Se você desejar, pode alterar as configurações dele pelo ícone que estará nos Ícones ocultos, por lá é possível parar e iniciar o serviço do Docker, assim como modificar o registry default, alterar configurações de rede, compartilhamento de volume, dentre outras opções.

Para usar é muito simples, abra o cmd e execute os comandos do Docker Cli, como se você estivesse em um terminal linux: docker ps -a, docker images, docker run xxx e assim por diante, note que a versão que ele instalará já é a 1.12 rc4, como você já viu nesse post, ela trás uma séria de melhorias e novas features, então bom divertimento :).

Esperamos que tenham gostado, e precisando nos enviem suas dúvidas para que possamos ajudar.

Grande abraço!

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.
  • Carlos Eduardo Souza

    Olá…estou tentando usar o docker no windows 10, fiz um pull do ubuntu 14.04 porém quando tento acessar o bash do mesmo através do comando docker run -t -i ubuntu:14.04 /bin/bash tenho o seguinte erro:
    c:Program FilesDockerDockerResourcesbindocker.exe: Error response from daemon: oci runtime error: exec: “C:/Program Files (x86)/Git/bin/bash”: stat C:/Program Files (x86)/Git/bin/bash: no such file or directory.

    já fiz inúmeras pesquisas mas não achei uma solução, tens alguma ideia do que pode estar ocorrendo?
    obrigado

  • Oi Carlos,
    Nesse caso, você deve executar dessa forma: docker run -t -i ubuntu:14.04 bash , me avise se funcionou corretamente.

  • Fica a dica para quem tiver um erro de inicialização parecido com esse: (Docker windows error during connect “ErrorActionPreference”).

    O erro não deixava o Docker iniciar no “Windows 10 Versão 1703 Build 15063.250 – Creatos Update”.

    Procurando na net encontrei alguém dizendo para desinstalar o DOCKER e desabilitar o HIPER-V do windows, em seguida instalar o DOCKER e quando ele for iniciar ele mesmo vai te informar na inexistência do Hiper-v e vai instalar para você.

    Voilà, deu certo, o docker iniciou certinho assim.

    Espero ter ajudado.

    Abraço a todos.

  • Olá!
    Obrigado @gbral:disqus pela dica, é de grande ajuda!