Docker e DevOps

posted in: Soluções | 0

Olá pessoal!

Hoje vamos ao post um pouco mais voltado ao conceito e ideias que fazem do Docker uma tecnologia/solução tão inovadora, eficiente e claro popular.

Precisamos entender, antes de tudo, como a vida de um profissional pode ser, primeiro temos o mundo das empresas que adotam o método tradicional de trabalho, nessa empresa o horário é fixo, as decisões demoradas, e geralmente as ideias que você pode ter estão descritas em um manual interno.

Geralmente essas empresas demoram a reagir ao mercado, ou seja, algo novo demora a ser posto em prática, e as mudanças são vistas como um problema.

Temos outro mundo, a de empresas que vêem em mudanças um forma de ganhar espaço no mercado, onde ideias novas e desafios são um requisito para se trabalhar, você é instigado a ver as coisas de uma outra perspectiva, pois deve se manter sempre a frente do que vem em seguida.

Um os grandes entraves em ambas as empresas é a diferenciação que há entre as equipes de desenvolvimento e infra-estrutura, elas não se conversam, e o que uma propõe é um problema para a outra. Isso leva apenas a um lugar: Estagnação, pois não colaboração entre elas para criar ou resolver algo que seja vital para a empresa.

blue devops_4

Felizmente essa percepção está sendo mudada, em seu lugar surgiu um novo conceito de trabalho, que serve para ambas as empresas que mencionei acima, o conceito de DevOps. Mas o que ser isso cacique?

DevOps é uma metodologia, que incentiva uma maior integração entre as diferentes áreas da empresa, ou seja, em vez de cada um fazer uma coisa, as equipes tendem a se integrar em prol de uma objetivo comum, seja um projeto ou a resolução de um problema.

Para que isso seja possível, existem diversas ferramentas que auxiliam o desenvolvimento conjunto de projetos, desde base de conhecimento até orquestração de serviços. É nesse sentido em que o Docker auxilia, tanto o pessoal de Dev, quanto o pessoal de Ops. O Docker permite que o desenvolvedor tenha todo o seu ambiente de desenvolvimento e teste totalmente agnóstico da infraestrutura.  Da mesma forma que permite ao analista de infraestrutura realizar ou configurar o ambiente de produção de uma maneira muito mais segura e eficiente, pois basta replicar o ambiente de homologação (que já foi testado pelo desenvolvedor) no ambiente de produção, e isso sem se preocupar nas diferenças nos ambiente, pois é o mesmo ambiente.

Outro beneficio que o Docker proporciona é a agilidade no deploy das aplicações, pois não é necessário subir uma instância ou instalar um servidor todo apenas para testar algo, basta criar um container e subir sua aplicação.

Nos próximos posts nós iniciaremos alguns tutoriais que explicarão melhor como podemos integrar de forma mais eficiente o Docker a outras ferramentas, permitindo criar um ecossistema completo de desenvolvimento e integra continua, tendo em vista os benefícios tanta para Dev quanto Ops.

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.