Eai pessoal!

Os engenheiros do Docker disponibilizaram uma ferramenta para testes básicos de segurança para o ambiente Docker. Essa ferramenta nada mais é do que um container que executa um script e verifica se as melhores práticas e recomendações de segurança foram seguidas na instalação e configuração do serviço do Docker. Para executar rode o comando:

docker run -it --net host --pid host --cap-add audit_control -v /var/lib:/var/lib -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v /usr/lib/systemd:/usr/lib/systemd -v /etc:/etc --label docker_bench_security docker/docker-bench-security

Este comando retornará algo parecido com:

BenchDocker

Que é um report sobre como está seu ambiente, a cada procedimento para correção das falhas indicadas por este relatório, você deverá executar novamente o comando, pois ele analisará se a correção surtiu efeito ou não.

Lembrando que é recomendado que você execute esse container na versão 1.6 em diante do Docker.

Todos os testes realizados por esse script foram criados baseados em um estudo realizado pelo CISecurity (Center Of Internet Security), que indicam quais seriam as melhores formas de se proteger e aumentar a segurança de seu ambiente Docker.

Espero que tenha sido útil, tendo dúvidas ou precisando de ajuda para resolver algum ponto nos avise, e ajude divulgando o mundodocker.com.br!

 

Referências:

https://benchmarks.cisecurity.org/tools2/docker/CIS_Docker_1.6_Benchmark_v1.0.0.pdf

https://github.com/docker/docker-bench-security

https://blog.docker.com/2015/05/understanding-docker-security-and-best-practices/

Entusiasta Open Source, seu principal foco é ir atrás de ideias novas e torna-las realidade através de soluções simples e eficientes, o menos é mais, e o dividir é multiplicar.